Homilia Vigília Pascal 2020

22 Abril 2020

Estamos a festejar a grande festa da ressurreição de Jesus Cristo.

Ele está vivo. Ele  faz-nos viver! E, como dizia o profeta Isaías: Os vivos louvam o Senhor.

Estar vivo! É verdadeiramente um grande mistério! Como é que átomos juntos se tornam vida? Bem sei que a ciência explica muita coisa, mas não deixa de ser uma realidade espantosa e não deixa de ser um grande mistério.

A vida em si, de qualquer ser vivo, é uma maravilha. E mesmo quando explicamos como funciona não conseguimos explicar como começou tudo e nem deixa de ser uma maravilha! Como é que do nada surge a certa altura a vida! Da matéria inerte surge a vida! É um mistério que nos deixa completamente desejosos de compreender de onde tudo vem! Foi este o conteúdo da primeira leitura! Deus criou tudo! Dele vem a vida! Por isso os vivos louvam o Senhor.

Sim, os vivos louvam o Senhor. Estar vivo, para um homem, é mais do que simplesmente estar vivo! É ter consciência. E isso é ainda mais impressionante. Saber que estou vivo e contemplar a vida. Mais ainda, ser capaz de pensar e de decidir, sim de conhecer a realidade e de me conhecer e de olhar para o que está à minha frente e decidir por onde quero ir! Não apenas seguir um mecanismo ou um instinto. Mas ser livre e consciente! O homem foi mesmo criado à imagem e semelhança de Deus, por isso, o ponto mais alto da sua vida é mesmo quando ele se dá conta do seu Criador e mais ainda, quando Deus decide fazer com a Sua criatura uma Aliança, dizer Sim a Deus. Que mistério!  Para o homem, criado à imagem de Deus, estar vivo é conhecer a verdade e ser capaz de amar.

Os vivos louvam o Senhor! Não louvam o Senhor os que estão de olhos fechados ou de coração preso, ou seja, os mortos. Incapazes de decidir, de perceber, de se comover e de se espantar, o homem no pecado não louva o Senhor. Na verdade, Deus não é só objeto do nosso conhecimento, como Criador, ou alguém com quem estamos comprometidos por uma aliança. Deus ama-nos com um amor misericordioso e vem em nosso auxílio. As leituras que escutámos mostram bem que Deus vem salvar a humanidade do que a impede de viver bem.  Se o pecado é consequência de um agir errado, que conduz à morte e não à vida, Jesus Cristo, o Enviado do Pai, liberta-nos do pecado. Assim, com Jesus, estamos vivos e podemos louvar o Senhor. Os vivos são os que foram libertados do Egipto, do pecado, da morte. Esses louvam o Senhor.

[Este ano muitos dos cristãos – quase todos – não tiveram tempo para se confessarem antes da Páscoa e assim vencerem o pecado e voltarem à plenitude da vida da graça. E isso é uma pena e ninguém pense que não faz mal. Mas, por causa das circunstâncias, ninguém pense que tem culpa por isso. Já basta as culpas que cada um tem. A Igreja propõe que cada um faça um bom exame de consciência e reze um acto de contrição, verdadeiramente triste por ter pecado e decidido a, com a ajuda de Deus, tudo fazer para não voltar a pecar; consciente de ofender a Deus e desejoso e nunca mais ofender quem nos ama tanto. Cada um pode e deve, portanto, preparar-se para uma boa confissão. Assim que for possível, os padres estarão aí. Temos essa obrigação e esse desejo. Desejosos de louvar o Senhor e de, para isso, vencer a morte do pecado, possa esta tristeza de não nos conseguirmos reconciliar já aumentar a dor do pecado e a vontade de uma verdadeira conversão.]

Os vivos louvam o Senhor… Não só com cânticos e orações, isso é bom, sobretudo quando é eco de uma vida. Os vivos louvam o Senhor com a vida toda. Jesus ressuscitou, introduzindo na vida dos que se unem a Ele uma novidade impressionante. Mais impressionante que a própria criação! Homens e mulheres, neste mundo que se corrompe, vivem já da vida eterna e isso traduz-se em tantos gestos e obras, onde se vê o que é mesmo estar vivo e amar a vida de todos. Não podemos deixar de agradecer, de nos espantarmos. Não só existimos, não só conhecemos, não só somos libertados…. somos homens novos, porque Jesus deu a Sua vida para nos reconciliar com Deus e ressuscitando introduziu na história realmente uma novidade absoluta. Esta vida é já hoje um faco e será plena no céu, para onde Jesus vai para nos preparar um lugar.

Nesta vigília, louvamos o Senhor porque estamos vivos, temos fé! E quem acredita tem a vida eterna. Aqui na Igreja ou em casa. Estamos vivos porque a nossa fé nos une a Cristo vencedor da morte. A misericórdia de Deus faz-nos cantar os Seus louvores de Deus. Aleluia… Aleluia…

Pe. Duarte da Cunha

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.