A Paróquia

Monsenhor Duarte da Cunha

Pároco

Mons. Duarte da Cunha nasceu em 1968 e foi ordenado sacerdote a 4 de julho de 1993. Desde Março de 2011 é Capelão de Sua Santidade.

Licenciou-se em Teologia pela Faculdade de teologia da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa onde também tirou uma pós-graduação em teologia Pastoral. Em 1993 foi estudar para Roma – para a Universidade Gregoriana – onde fez a Licenciatura canónica em Teologia (1995) e o doutoramento em Teologia (1998) com a tese «A Amizade segundo São Tomas de Aquino».

Na Universidade Católica Portuguesa fundou em 2002 e presidiu ao Instituto de Ciências da Família até 2007 e foi docente da cadeira de Doutrina Social da Igreja, de Antropologia e Teologia da Família e, ainda, da cadeira Teologia e Fé do Curso de Ciências Religiosas.

O Padre Duarte da Cunha de volta de Roma, em 1997 foi nomeado Secretário Geral do Patriarcado de Lisboa (1997 – 2000) e Assistente do Secretariado Diocesano da Família (1997-2007) acumulando por dois anos com a missão de Pároco de São Vicente de Fora (1998 a 2000). No ano 2000 foi nomeado Pároco de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar onde esteve até 2008, ano em que foi nomeado Secretário Geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa e se transferiu para a Suíça (São Galo) (2008-2018). De volta a Lisboa foi nomeado pároco de Santa Joana Princesa (novembro 2018) e em 2019 voltou a ser nomeado assistente da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa.

Autor de alguns artigos e livros publicados, onde se podem destacar: A Amizade segundo São Tomás de Aquino, ed. Principia (2000); A Luz da Fé, um catecismo de São Tomás de Aquino Tradução, introdução e notas em colaboração com João César das Neves ed. Verbo (2002) e reeditado pela Lucerna (2019); Introdução e organização dos textos de: Bento XVI, A Família e a Transmissão da Fé; Só o amor gera vida. Pessoa, família e Sociedade, ed. Paulus, (2014); Pensar e decidir em Família. O discernimento à luz da Amoris Laetitia, ed. Paulus, (2017); Desejo e Encontro. Entrar e avançar na aventura da fé, ed. Lucerna (2018).