Semana Santa e Páscoa na Paróquia...

02 Abril 2023

Domingo de Ramos

Jesus entra em Jerusalém, e todo o povo O aclama como o Messias, como o filho de David esperado! De repente essa mesma multidão vira-se contra Ele e convence Pilatos a crucifica-Lo. Parece contraditório.... mas Jesus é mesmo o Messias que nos salva! Mas é através da morte na Cruz que nos vai dar a nova vida! Assim entramos na Semana Santa.

10:30 – Missa

11:45 – Bênção dos Ramos e Procissão desde a Capela das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Dores seguida de Missa ao Meio Dia na Igreja Paroquial

17:00 - Concerto de Quaresma - Meditação

Segunda a Quarta-Feira Santa

Aproximam-se os dias mais santos do ano. Vale a pena fazer um bom exame de consciência e pedir a graça para viver os dias do Tríduo Pascal com atenção e disponibilidade de coração para tudo o que Deus nos quer dizer e oferecer.

9:30 –  Missa

17:00 até às 19:00 – Confissões

Quinta Feira Santa

Chega o dia de preparar a Ceia Pascal, algo que os judeus fazem desde o tempo de Moisés. Jesus encarrega os Apóstolos de preparar tudo. E nessa que será a Sua Última Ceia antes de ser crucificado e de ressuscitar, Jesus institui a Eucaristia, diz aos Apóstolos para fazer o mesmo em Sua memória e, deste modo institui o sacerdócio e a todos diz para nos amarmos como Ele nos amou. E explicou o que tudo isto quer dizer lavando os pés dos seus discípulos.

10:00 – Missa Crismal (na Sé Patriarcal)

19:00 – Missa da Última Ceia

Vigília de Oração desde o fim da Missa até à Meia-Noite

Sexta Feira Santa

“Pai nas Tuas mãos entrego o Meu Espírito.” Com estas palavras, do alto da cruz, Jesus morre. Dá a Sua vida ao Pai, mas, por isso, também vence a nossa morte. Mata a morte! Acompanhar os passos de Jesus até ao Calvário na Via Sacra e celebrar às 15:00, isto é, à hora em que Jesus morreu, a Sua Paixão e adorar a Sua cruz são momentos especiais a viver neste dia que a Igreja propõe que seja de jejum. Jesus que, por amor de cada um de nós, deu a Sua vida pede-nos apenas uma coisa: que aceitemos os Seus dons.

10:00 – Via Sacra (na Baixa de Lisboa – início na Igreja de São Domingos)

15:00 – Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz

18:00 – Via Sacra na Paróquia

Sábado Santo

A pedra do sepulcro está a tapar a entrada! É um dia de silêncio. Não um dia vazio. Um dia de expectativa. É importante perceber que morreu por nós. Mas também prepararmo-nos para O acolher porque Ele ressuscita por nós! De que serve a nossa vida se termina na morte? Mas como posso viver de modo que a morte não me assuste? Este é o dia das grandes perguntas que termina na Vigília Pascal. A Missa das Missas, a Grande festa cristã.

10:00 até às 13:00 – Confissões

22:00 – Vigília Pascal

Domingo de Páscoa

(Festejar o nosso Baptismo)