Curso sobre o Evangelho de S. Mateus

06 Outubro 2022

Introdução ao Evangelho S. Mateus

Porquê este curso sobre o Evangelho de S. Mateus?

Conhecer bem Jesus é essencial na nossa vida. Ter com Ele uma relação pessoal! A Palavra de Deus, especialmente os Evangelhos, é a fonte principal de tudo o que sabemos de Jesus. É a partir dela que a nossa fé é uma experiência viva. Mas é na leitura orante, quando celebramos a fé na Missa e nos sacramentos, que a Palavra ecoa mais profundamente em quem a escuta.

A Igreja, para celebrar o Mistério de Cristo, ensina que é fundamental ler e conhecer bem os Evangelhos. Com esse objectivo, propõe que nas missas dominicais se leiam as partes fundamentais dos quatro Evangelhos ao longo de três anos ou ciclos litúrgicos: Ano A, Ano B e Ano C. Cada ciclo acompanha um ano litúrgico, que começa no primeiro domingo de Advento, quatros semanas antes do Natal, e termina com a Solenidade de Cristo Rei, no ano civil seguinte. Nas missas dominicais encontramos uma sequência própria de leituras do Antigo e do Novo Testamento, de modo que a distribuição dos textos bíblicos ao longo de três anos permita aos fiéis uma visão abrangente de toda a História da Salvação.

Concretamente, no Ano A lemos o Evangelho de S. Mateus, no Ano B o Evangelho de S. Marcos e no Ano C o Evangelho de S. Lucas. O Evangelho de S. João é lido em momentos especiais, principalmente festas e solenidades destes anos, especialmente no ano B.

O novo ano litúrgico que se inicia no próximo 1º domingo de Advento será o ano litúrgico A durante o qual leremos o Evangelho de S. Mateus nas missas de domingo. Como veremos, São Mateus tem uma atenção particular aos antecedentes de Jesus no Antigo Testamento e, isso mesmo, será sublinhado ajudando-nos a ver a relação entre o Antigo e o Novo Testamento.

A nossa proposta visa preparar bem esse ano com uma introdução séria ao Evangelho de São Mateus. Para isso, vamo-nos socorrer do curso que o Professor Brant Pitre tem em Vídeos, completando-o com a leitura de alguns textos e uma proposta de sistematização que ajudará a viver o Ano Litúrgico que começa a 27 de Novembro de 2022.

Ler o Evangelho de S. Mateus como um cristão do séc. I

Este Evangelho era considerado o mais influente e popular livro do Novo Testamento entre as primeiras comunidades cristãs. Escrito para judeus convertidos ao Cristianismo, nele, S. Mateus, evidencia como a esperança do povo de Israel num novo Messias é cumprida em Jesus.

Depois de uma introdução geral ao Evangelho de São Mateus, veremos e trabalharemos quatro vídeos legendados em Português onde Brant Pitre aborda, entre muitos outros temas:

- Quem escreveu este Evangelho?

- Porque a longa genealogia com que S. Mateus abre o Evangelho é tão importante?

- A apresentação de Jesus como o novo Moisés, o novo David, o novo Salomão e o novo Isaac;

- Os paradoxos do Sermão da montanha e as suas implicações para a nossa vida espiritual;

Quem é Brant Pitre?

Biblista e exegeta, Brant Pitre nasceu em Nova Orleans, Luisiana, EUA, em 1975 e é actualmente professor e investigador no “Augustine Institute”. É casado e pai de cinco filhos.

Estudou letras na sua terra natal, e depois avançou pelos estudos bíblicos, tendo estudado arqueologia bíblica na Universidade de Tel Aviv e feito o seu doutoramento na Universidade de Notre Dame (EUA) sob a orientação do exegeta John Meier.

Aos seus muitos conhecimentos linguísticos e históricos, o professor Pitre associa a sua experiência de fé católica e mostra como esta está bem fundada na Sagrada Escritura. Para isso, além dos diversos livros que escreveu, alguns dos quais já traduzidos para português, também tem vários vídeos em que une a erudição a uma enorme capacidade comunicativa para ajudar a entrar no conhecimento da Sagrada Escritura. Na linha do que outros biblistas católicos têm feito, Brant Pitre tem um especial cuidado em mostrar o sentido do que foi escrito através da sua contextualização histórica, mostrando que é, precisamente isso, que evidencia a actualidade e a importância da Palavra de Deus escrita na Bíblia e transmitida pela Igreja para os nossos tempos.

Informações práticas:

Datas:

Quintas-feiras de Outubro e Novembro. O curso tem inicio a 6 Outubro e termina a 24 Novembro.

Dia 22 Setembro, às 21:15 na Paróquia,  haverá uma introdução geral ao Evangelho de São Mateus e apresentação do curso.

Horário:

As sessões começam às 21:15 e terminam à 22:30.

Local:

Paróquia de Santa Joana Princesa em Lisboa.

Inscrição:

- Online através do email bíblia@paroquiasantajoana.pt , presencialmente na primeira sessão ou através do telefone 218 454 450

- A inscrição é fundamental para a partilha de informação relevante do curso;

- O valor da inscrição é de 25€ cobrindo os custos dos direitos de autor dos vídeos e material necessário;

Formadores:

P. Duarte da Cunha e Teresa Alves ajudam a evidenciar o mais relevante após a visualização de cada vídeo.