Caros amigos,
Regressados das férias, eis-nos de novo juntos para continuarmos lado a lado a nossa peregrinação. Teremos certamente muitas oportunidades de redescobrir a alegria da amizade, verdadeiro dom de Deus. E, em primeiro, lugar está a amizade com o próprio Senhor Jesus, como o lembrou Leão XIV no diálogo com os jovens reunidos em vigília em Tor Vergata, e entre os quais estava o grupo de peregrinos de Santa Joana. Dizia o Santo Padre: A amizade com Cristo, que está na base da fé, não é apenas uma ajuda entre muitas outras para construir o futuro, é a nossa estrela polar. Como escreveu o beato Pier Giorgio Frassati, «viver sem fé, sem um património a defender, sem lutar pela Verdade, não é viver, é apenas ir vivendo» (Cartas, 27.02.1925). Quando as nossas amizades refletem este intenso vínculo com Jesus, tornam-se certamente sinceras, generosas e verdadeiras.
Desejamos por isso que todas as actividades se desenvolvam com este fim: fortalecer a nossa amizade com Cristo e uns com os outros, vivendo como comunidade de irmãos. E serão várias as que serão propostas ao longo do ano.
A primeira, como já sabem, é o I Festival Equestre de Santa Joana. Será uma oportunidade única de convívio entre a nossa comunidade e todos os amigos. Peço-vos que se inscrevam e participem em grande número. Esta atividade tem também como objetivo recolher fundos para as futuras obras da Igreja.
A este propósito, gostaria de comunicar que estamos na fase de avaliar os orçamentos enviados pelas empresas de construção. E quando a obra estiver em fase de realização, vamos precisar muito da ajuda de todos! Agradeço por isso, desde já, a vossa generosidade, que sei que é grande. Bem-hajam! Juntos vamos proteger de infiltrações, reparar problemas estruturais, e enriquecer por meio da arte a nossa casa comum, o nosso lugar de encontro com Jesus na Santíssima Eucaristia!
E por fim, informo que este ano continuaremos a beneficiar da colaboração do Coro dos Jovens do CLU na celebração da Santa Missa, mas este ano será às quartas-feiras.
Deus seja louvado por tantos dons que nos concede e fortaleça os nossos laços de verdadeira amizade em Cristo!
Bom regresso a todos,
P. João