Padre João Seabra,lançamento livro Pombal Contra Roma

04 Dezembro 2021
A Igreja encheu para assistir ao lançamento do novo livro do Pe. João Seabra, "Pombal Contra Roma", editado pela Tenacitas e apresentado pelo Prof. João César das Neves.
O senhor Presidente da República e, SAR os Duques de Bragança, honraram o autor com a sua presença, num lançamento emotivo, historicamente relevante, como lembrou o Prof. João César das Neves e justificaram as presenças de vários intelectuais portugueses. Coube ao Pe. Duarte da Cunha a leitura do texto que o Pe. João Seabra escreveu para esta ocasião onde contextualiza o seu trabalho de investigação e análise.
Em Pombal Contra Roma, o Padre João apresenta um estudo profundo e rigoroso sobre um momento fundamental da história da relação entre a Igreja e o Estado em Portugal: o pombalismo e a obra do seu ideólogo nas questões eclesiais, o Padre António Pereira de Figueiredo, que serão precursores da política eclesiástica do liberalismo e da Primeira República.
Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, teve um influxo decisivo na Igreja portuguesa: pela perseguição aos jesuítas; pela reforma dos estudos teológicos; pela divisão e reordenamento político das dioceses; pela sujeição política da Inquisição e da censura dos livros; pela domesticação violenta do episcopado, através da perseguição encarniçada aos contrários e da sistemática nomeação de cúmplices para as sés portuguesas; e sobretudo pelo combate persistente à autoridade do papa, centro de unidade da Igreja Católica, que o levará, em 1760,  no pontificado de Clemente XIII, a uma rotura de dez anos com a Santa Sé.
O Padre António Pereira de Figueiredo, na sua obra Tentativa Teológica,  impôs-se no país como doutrinador da reforma eclesial de Pombal e projectou-se na Europa como um dos nomes importantes do movimento regalista.
O Padre  João Seabra aprofunda neste seu livro a compreensão da Tentativa Teológica e da sua influência na vida da Igreja portuguesa.