Voltar

A Paróquia

Padre João Seabra

Cónego da Sé Patriarcal

O Padre João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entrou para o Seminário dos Olivais em 1973 e estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Fez a licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca e o Doutoramento em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Foi ordenado sacerdote a 5 de Novembro de 1978, pelo cardeal D. António Ribeiro, e celebrou Missa Nova no dia 12 de Novembro desse ano, na Igreja de Santa Isabel, a sua paróquia. É cónego da Sé Patriarcal de Lisboa.

Foi capelão da Universidade Católica de 1978 a 1988, pároco de Santos-o-Velho de 1989 a 2002 e de Nossa Senhora da Encarnação de 2004 a 2018. Foi, ainda, defensor do vínculo do Tribunal Patriarcal, assistente nacional do movimento Comunhão e Libertação e acompanhou as Equipas de Casais e de Jovens de Nossa Senhora.

Foi fundador e é presidente da APECEF, Associação para a Educação, Cultura e Formação, entidade promotora do Colégio de São Tomás, em Lisboa e responsável pela gestão do Colégio de S. José do Ramalhão, em Sintra.

O Cónego João Seabra foi agraciado pelo Presidente da Républica com o grau de Grande-Oficial da ordem do Infante D. Henrique.

Partilhar
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.